Foto: Prefeitura de SP
Você já ouviu falar de Gravidez Ectópica? Uma gravidez comum é quando o óvulo fertilizado se prende ao revestimento do útero, e ali o bebê cresce seguro.
Já na Gravidez Ectópica, o óvulo fertilizado fica em algum lugar fora do útero, sendo que na maioria das vezes se aloja nas trompas de falópio, um canal antes da chega do útero.
O grande detalhe desde tipo de gravidez é que a mulher precisa interromper a gestação, pois ovo fertilizado não sobrevive, e o feto em crescimento pode destruir várias estruturas maternas.
Mas quais as causas? E existe algum tratamento para evitar isso?
Mesmo assim ainda não se tem uma causa comum sobre o surgimento desta gravidez, no entanto, as condições seguintes podem ter ligação com uma gravidez anormal:
Todas as mulheres sexualmente ativas estão em algum risco de uma gravidez ectópica. No entanto, o risco pode aumentar se acompanhado de alguns fatores de risco. Veja:
No início, uma gravidez ectópica muitas vezes é sentida como uma gravidez normal, com sintomas tais como:
Os sintomas do aborto espontâneo muitas vezes são semelhantes aos sintomas precoces experimentados durante a gravidez ectópica. Para mais informações, consulte o tópico aborto espontâneo.
Se você tiver sintomas de gravidez ectópica, você fará:
Na maioria dos casos, é tratada imediatamente para evitar uma ruptura dos tecidos e hemorragias. A decisão sobre qual o tratamento depende de quão cedo a gravidez é detectada e seu estado geral. Para uma gravidez detectada precocemente que não está causando sangramento, você pode ter uma escolha entre o uso de medicamentos ou cirurgia para interromper a gravidez.
É impossível impedir uma gravidez ectópica de acontecer, mas você pode diminuir alguns fatores de risco. Por exemplo, limitar o número de parceiros sexuais e usar um preservativo quando tiver relações sexuais para ajudar a prevenir DST e reduzir o risco de doença inflamatória pélvica.
Se você já teve uma gravidez ectópica, converse com o médico antes de engravidar novamente. Quando você fica grávida, o médico irá monitorizar cuidadosamente a sua condição.
Os primeiros exames de sangue e ultrassonografias podem oferecer a detecção precoce de uma outra gravidez ectópica – ou a garantia de que a gravidez está se desenvolvendo normalmente.
Quando falamos em criação de filhos, especialmente meninas, é natural que surjam dúvidas, medos e…
Todos os bebês aos nascer nascer tem dificuldade de enxergar, apresentam apenas o reflexo da…
Uma aventura cheia de ciência, mistério e conexão com outros clássicos de Verne. A Ilha…
Vivemos em uma era em que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia…
Criar filhos é um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, um dos maiores privilégios…
A saúde bucal infantil é essencial para o bem-estar geral da criança e influencia diretamente…