Imagem: depositphotos.com
Você já parou para pensar em como as histórias moldam nossas vidas? Desde os contos de fadas da infância até as grandes sagas cinematográficas, a narração está presente em tudo o que fazemos, nossa vida gira em torno de fatos que nos são apresentados ou que apresentamos, e como isso tem o poder de mudar muitas coisas. Uma narrativa pode alterar o curso de uma sociedade… Mas, então afinal, o que é narração, esse tal super poder?
A narração é a arte de relatar uma sequência de eventos, sejam eles reais ou fictícios. É através da narração que transmitimos experiências, conhecimentos e emoções, conectando-nos com outras pessoas e culturas.
Para que uma narrativa seja completa, ela precisa conter alguns elementos essenciais:
Existem diversos tipos de narração, cada um com suas características e objetivos:
A narração desempenha um papel fundamental em nossa vida, pois:
Podemos iniciar a prática da narração através dos interesses da criança, pedindo
que ela conte sobre um filme que assistiu, ou uma situação que aconteceu na escola ou no parquinho. Acostume seu filho a contar os eventos com precisão, coerência, completamente, dando consequências aos fatos. Quando? O que havia acontecido antes? O que aconteceu depois? Mas, como isso foi feito? Quem estava perto nesse momento? Onde todos estavam?Depois, o próximo passo é você solicitar a criança que a narração seja feita a partir dos livros. Podem ser livros de leitura livre, leitura em voz alta ou livros de estudo, das disciplinas. A busca pela precisão, coerência deve ser a mesma, sempre encorajando-o a fatos mais completos.
Não interrompa, respeite o tempo da criança. Deixe as perguntas para o final. Deixe que ele organize as ideias primeiro, depois você corrige, se necessário. Permita que eles se expressem com liberdade, sem medo de serem recriminados pela forma como estão se expressando.
No tempo devido, nós solicitaremos a escrita das narrações. Eles aprenderão a escrever a mesma coisa que eles diriam numa narração oral. Quando isso se torna natural, ensinamos a pegar o que foi escrito e organizar em textos, redações, enfim.
O estímulo da narrativa nos torna adultos que sabem se expressar, que possuem vocabulário e meios para se comunicar com o mundo ao seu redor.
Para contar uma boa história, é preciso:
A narração é uma ferramenta poderosa que nos permite conectar com outras pessoas, explorar nossa criatividade e aprender sobre o mundo. Ao dominar a arte de contar histórias, podemos enriquecer nossas vidas e a vida daqueles ao nosso redor.
Aproveite e confira nossa lista de livros que já foram lidos na nossa casa e recomendamos:
A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, mas o início pode ser…
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e tem um…
A leitura de histórias infantis é uma experiência mágica que nutre a imaginação, promove o…
As férias escolares são momentos aguardados por muitas famílias. Para as crianças, é uma pausa…
A escolha da panela certa pode fazer uma grande diferença na qualidade dos alimentos que…
O período entre 1 e 2 anos de idade é um dos mais marcantes no…