Seja com brincadeiras tradicionais, modernas ou estimulantes, férias é tempo de curtir a infância do seu filho.
Depois de muito estudo e aprendizado durante o ano letivo, as crianças precisam de um descanso e uma boa dose de diversão com a família. Saiba o que fazer enquanto os seus filhos estão em casa e aproveite para curtir muito esses momentos – afinal, logo menos eles estarão curtindo uma viagem sozinhos!
Confira também: 30 brincadeiras ao ar livre
Essa tradicional brincadeira infantil com certeza já foi uma das favoritas da mamãe ou do papai. Volte à infância e ensine o seu filho a fazer e a empinar uma pipa! Só tome o cuidado de ir para um espaço livre de fios elétricos na hora de brincar.
De forma geral, para que se desenvolvam, bebês de todas as idades precisam ser estimulados e as brincadeiras sensoriais são ideais para isso. Como elas tendem a fazer bagunça, o período de férias é o melhor para que vocês possam se divertir dessa forma.
Experimente improvisar uma bateria o pequeno com alguns potes de plásticos e panelas. Ou então, coloque uma boa quantidade de arroz em uma caixa, junto com objetos para que o seu filho possa “descobrir”. Itens muito simples farão a alegria da criançada.
Se a criança já conhece a massinha, varie no material e na textura propondo uma brincadeira com argila ou papel machê. Você pode desafiar as habilidades artesanais do seu filho e desafiá-lo a esculpir determinado objeto. Quando ele secar, servirá como uma peça de decoração e trará lembranças de férias incríveis!
As crianças estão cada vez mais tecnológicas. Seu filho com certeza já fez uma pose bem bonita quando você aponta a câmera do celular para ele ou então ele passa um bom tempo vendo os vídeos que ele mais gosta na internet.
Para variar um pouco a rotina, fale que hoje ele vai estrelar o próprio vídeo, e você vai registrar tudo. Pode ser um unboxing, uma brincadeira, um tutorial e o que mais ele imaginar. Se você achar adequado, ao terminar, será uma boa memória no futuro.
Se você não puder levar o pequeno a um acampamento de verão, faça um em casa! Construa uma cabaninha com algumas cadeiras e mantas e, dentro do espaço, você pode fazer sombras com uma lanterna, contar histórias e comer várias guloseimas, como se fosse um acampamento real, aliás, será um.
É uma daquelas brincadeiras que salvam os dias chuvosos, pois a ideia é que ela seja feita dentro de casa! Além de se divertir, o pequeno vai gastar muita energia enquanto brinca.
Improvise alguns “obstáculos” para o pequeno, como enfileirar cadeiras para que ele se sente em todas, pular por cima das almofadas do sofá e assim por diante. Depois, é hora do seu filho passar pelo circuito enquanto você cronometra. Repitam até reduzir o tempo – ou se cansarem.
Se a criança gosta de jogar videogame, ela vai adorar ter a companhia dos pais nesse momento de lazer. Peça para que o seu filho escolha um game para ser jogado em dupla (ou em trio, em quarteto…) e dê o seu melhor, mas fique sabendo: as chances de o pequeno vencer são altas!
A partir dos quatro anos, os pequenos se tornam muito prestativos e querem fazer tudo o que os pais fazem! Aproveite essa vontade para levar o pequeno para a cozinha e, juntos, preparem uma deliciosa refeição para a família.
Para a atividade ficar mais lúdica, estipule um tema, como o dia das frutas ou a noite da pizza. O mais importante é adequar tarefas como lavar, guardar, picar e rechear para a faixa etária do pequeno. Durante o preparo, conversem sobre o assunto e estimule uma alimentação saudável.
É fato: em pelo menos um dos dias, cairá uma chuva daquelas! Dessa vez, permita que o pequeno se molhe um pouco e, quando ela for embora, que ele pule nas poças e faça barquinhos. Será uma experiência inesquecível! Ele deve ir para o banho na sequência para evitar o famoso resfriado.
Que tal organizar uma festa do pijama para o seu filho e seus melhores amigos? Peça para que o pequeno convide as crianças e passe o dia arrumando tudo: o local para dormir, os pijamas, as comidinhas e por aí vai.
Pela noite, invista em atividades para os pequenos. Comece com algo agitado, como os tradicionais “gato mia”, estátua ou dança das cadeiras, e termine com o combo filme e pipoca para que eles possam relaxar e dormir bem. A brincadeira se encerra só com o café da manhã no dia seguinte!
Que tal colocar a criança na cadeira para automóvel e partir para o parque? Esse local é um coringa para divertir crianças de todas as idades e, ainda, permitir que elas socializem, tenham contato com a natureza e explorem seus movimentos corporais. O pequeno vai adorar e pedir para ir outra vez!
Fonte: alobebe
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…