Você sabia que andar de bicicleta além de ser algo divertido para as crianças, é também muito benéfico para elas?!
Os benefícios são tanto para o corpo quanto para emocional delas, além de que pedalar também faz bem para o meio ambiente pois a bicicleta é o único meio de transporte que emite zero poluentes para o nosso planeta. Vivas!!!!!
Por esses motivos e muitos outros é tão importante que a criança seja incentivada desde cedo a andar de bicicleta, pois além de fazer parte do seu desenvolvimento motor, incentiva a criança a gostar de praticar exercícios.
A iniciação na bicicleta vai variar de acordo com o modelo que for escolhido pela família, pode ser uma bicicleta com pedal ou sem pedal:
Bicicleta SEM PEDAL
A criança começará desenvolvendo primeiro o domínio do equilíbrio e só depois ela irá de fato aprender a pedalar.
Esse modelo de bicicleta é um treinamento que ajuda a criança a aprender sobre direção e equilíbrio. Ela não tem pedais, nem pedivela, nem corrente ou rodinhas laterais. São ideais para as crianças pequenas, a partir de 18 meses em diante. Aprender a se equilibrar sem pedais é muito mais fácil, pois quando a criança pedala ela joga o peso do corpo de um lado para o outro, e isso dificulta o equilíbrio, já no caso da bicicleta sem pedal isso não acontece, a criança quando percebe que vai perder o equilíbrio já coloca os dois pés no chão imediatamente, evitando quedas. Crianças que usam uma bicicleta de equilíbrio por 20 ou 30 minutos duas vezes por semana apresentaram melhoras significativas na coordenação bilateral e no equilíbrio dinâmico.
Bicicleta COM PEDAL
Neste modelo, o processo é o inverso, primeiro a criança aprende a pedalar e dominar a direção e e só posteriormente irá aprender a se manter equilibrado.
As bicicletas infantis variam de acordo com o tamanho da roda (aro) de 12 a 26 polegadas. Uma forma de decidir qual é a bicicleta ideal para seu filho é através da idade e peso, pois a idade geralmente segue uma linha de desenvolvimento geral das crianças naquela faixa etária e o peso leva em conta sua estrutura física.
O ideal são bicicletas sem pedal com rodas de 12″, para iniciar primeiro o treino do desenvolvimento do equilíbrio sobre duas rodas.
Podem migrar para bicicletas com pedais, de rodas de 16″ e podem ter rodinhas ou não. Geralmente crianças que iniciaram nas bicicletas de treinamento sem pedais, migram para as bicicletas com pedais já sem o auxílio de rodinhas.
A criança já pode utilizar uma bicicleta com rodas de 20″ e também já podem começar a usar bicicletas com marchas.
Aproveite e confira:
O ideal para essa faixa etária são as bicicletas com rodas de 24″ e 26″ para pedalar.
Não esqueça que na escolha da bicicleta ideal, também deve ser considerado que a criança precisa encostar com os dois pés no chão a qualquer momento da pedalada, para evitar quedas e aumentar a sua segurança durante o aprendizado. E também precisam alcançar os manetes do freio, por questões de segurança.
É importante lembrar que toda diversão precisa também ter segurança, justamente para que a diversão possa continuar. E para a segurança do seu filho é necessário alguns itens:
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…