Você tem panela de cerâmica? Sabe quais os benefícios de uma panela desse material? Sabe a diferença entre panela de cerâmica e panela revestida de cerâmica? Confira aqui!
Na arte de cozinhar, os utensílios domésticos tem um papel muito importante, afinal uma boa panela colabora e muito para um bom resultado na preparação dos alimentos. E uma das panelas que está muito em evidência no momento são as panelas de cerâmica, vamos entender porque elas se tornaram as queridinhas na cozinha.
As panelas de cerâmicas são resultantes de um processo de modelagem da argila úmida e depois queimada em fornos de alta temperatura (em torno de 1.000 °C) para evitar que haja porosidade na peça, ou seja, elas se tornam utensílios extremamente resistentes e duráveis, podendo assim serem levados do freezer ao fogão ou do fogão para o freezer sem nenhum problema com os choques térmicos além de serem extremamente resistentes a riscos.
Além dessa vantagem, um dos grandes benefícios da panela de cerâmica está em sua atoxicidade, ou seja, ela não deixa resíduos, consequentemente não deixa gosto nem cheiro na comida, assim os alimentos mantém seu sabor natural. A maioria das panelas tradicionais como inox, teflon e alumínio liberam resíduos que são tóxicos ao corpo humano enquanto a panela de cerâmica é atóxica e antialérgica.
O fato das panelas de cerâmica apresentarem uma espessura grossa e também pelo próprio material que são feitas permitem que o calor se distribua melhor na panela e que os alimentos sejam conservados quentes por mais tempo, trazendo também uma economia de gás.
Na hora de comprar uma panela de cerâmica, é preciso estar atento se ela é revestida de cerâmica ou se é feita de 100% cerâmica. Essa diferença é bem considerável tanto no bolso quanto nos benefícios.
As panelas que são fabricadas com 100% cerâmica podem ter apenas a tampa ou o cabo de outros materiais mas tanto seu exterior quanto o seu interior são feitos de cerâmica. Sendo essas então mais pesadas, mais robustas (portanto são mais duradouras) e mais caras, mas também são mais eficazes e totalmente atóxicas.
Além de distribuirem melhor o calor e serem mais resistentes a choques térmicos. Possuem um design moderno e não mancham. No entanto elas precisam ser manuseadas com cuidado pois se cair no chão ou bater em uma quina por exemplo podem rachar ou quebrar prejudicando sua estrutura de forma irreversível.
Já as panelas que apresentam revestimento em cerâmica, irão ter seu interior ou seu exterior revestidos com cerâmica. Geralmente são mais leves e suportam melhor os impactos. Possuem um preço mais acessível, mas também não se pode afirmar que sejam totalmente atóxicas.
Aproveite e confira:
Aqui você pode ver alguns jogos de panela de cerâmica e revestidas (você tem que clicar no item para ler na descrição se é cerâmica ou revestidas):
Para a limpeza cotidiana, uma esponja e um detergente neutro são as melhores opções. Caso precise realizar uma limpeza mais profunda é recomendado o uso do vinagre e do bicarbonato de sódio. Evite utilizar materiais abrasivos como esponja de aço ou água sanitária.
Segue abaixo o passo a passo:
E a panela de cerâmica pode ir na lava louça?
A maioria dos fabricantes de panelas de cerâmica garantem que elas podem ir na lava louça , no entanto é preciso ter cuidado, pois na hora da lavagem podem ocorrer trepidações devido a vibração da máquina que ocasionem em rachaduras comprometendo a estrutura da panela. Portanto aconselha-se que a lavagem seja a feita a mão para garantir uma vida longa a panela.
Alguns critérios que podem ser levados em conta na hora da escolha:
Pelos motivos já apresentados, esse item é o fator mais importante na hora da compra.
Os modelos revestidos de cerâmica são mais leves e portanto mais fáceis de manusear. Enquanto os modelos totalmente de cerâmica são mais pesados, e portanto são mais difíceis de manusear e se tornam assim mais perigosos.
A grande maioria das panelas totalmente em cerâmica apresentam os cabos do mesmo elemento, consequentemente esquentam muito facilmente, sendo mais perigosos quanto ao manuseio. Enquanto os revestidos com cerâmica apresentam cabos mais seguros pois são feitos de materiais que não conduzem calor, dando estabilidade ao manuseio na cozinha.
As tampas de vidro permitem que se possa ver a comida durante a sua preparação, sem que seja necessário destampar a panela, além de serem mais leves. Enquanto as tampas de cerâmica são mais robustas, e podem ir direto ao forno, além de serem mais eficientes para manter a temperatura.
Um fogão por indução necessita que a panela tenha seu fundo confeccionado em um material magnético para que ele possa conduzir o calor. Portanto, as panelas de cerâmica não são indicadas para fogões de indução, no entanto existem marcas que possuem panelas de cerâmicas que podem ser utilizadas em fogões de indução, nesse caso elas possuem um revestimento cerâmico e uma base de outro material para permitir a condução do calor.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…