A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o aleitamento materno seja feito até o sexto mês do bebê com exclusividade após esse período o bebê necessitará de alguns nutrientes que o leite sozinho não fornecerá como o ferro, portanto inicia-se então neste período a introdução alimentar de sólidos. Um dos motivos para se iniciar a introdução apenas aos 6 meses é porque o sistema digestivo do bebê anterior a este período ainda não está preparado para digerir alimentos e outro motivo é que a partir dos 6 meses o organismo da criança também estará mais forte para combater eventuais infecções ou alergias decorrentes da alimentação variada. Assim então se dá início a uma nova fase tanto para a mãe quanto para o bebê, de aprendizado e crescimento, para o bebê é sinônimo de novas descobertas e para a mãe de muita paciência.
Em primeiro lugar tenha em mente que é uma INTRODUÇÃO alimentar, ou seja, o bebê dificilmente irá sair comendo um prato inteiro de comida da primeira vez, nas primeiras vezes é muito provável que ele jogue fora a comida oferecida para ele, se recuse a comer, ou tenhas outras demais reações de negação a comida. Vá com calma, ofereça um pouco no primeiro dia, depois no segundo e assim por diante, tente oferecer o mesmo alimento pelo menos umas 3 vezes seguidas caso a criança rejeite todas as vezes então troque para outro alimento. Pois apesar de serem bebês eles já estão formando seu paladar e podem ter alimentos que gostem mais e outros menos. No entanto é importante frizar que a criança precisa comer todos os grupos alimentares, pois os hábitos alimentares formados nessa fase serão muito importantes para as etapas posteriores. Portanto uma boa introdução alimentar na infância forma um adulto com hábitos alimentares mais saudáveis.
O início se dá pelas frutas naturais só após será acrescentado ao cardápio da criança as papinhas salgadas que devem ser introduzidas no horário do almoço. Neste período não ofereça sucos naturais à criança pois ela ainda não tem capacidade gástrica para digeri-los e também porque o leite seja materno ou artificial oferece a quantidade de líquidos necessária.
Frutas indicadas para a primeira fase da introdução: Banana, mamão, maçã, pera, caqui, melão, manga…
Legumes, tubérculos: batata, mandioquinha, batata-doce, aipim, abobrinha, moranga, cenoura, beterraba…
Carnes: gado, frango, peixe,fígado.
Leguminosas: Feijão, lentinha, ervilha, grão-de-bico.
1 banana (banana-maçã prende o intestino recomenda-se para o caso de diarréia e a banana nanica solta o intestino usada para combater a prisão de ventre).
Descasque a fruta e amasse com um garfo. Sirva com uma colher de plástico ou silicone.
Meio mamão-papaia
Lave bem a casca e depois corte o mamão pela metade, retire com uma colher as sementes pretas e só use a polpa. Amasse e dê com uma colher pequena de plástico ou silicone.
100 gramas de carne bovina magra, como coxão duro ou músculo
1 fatia de moranga
1 mandioquinha
1 cenoura
água filtrada
Corte a carne em pedaços e refogue em uma panela com um pouco de óleo. Quando começar a ficar dourada, acrescente a moranga, a mandioquinha e a cenoura descascadas e grosseiramente cortadas e uma pitada de sal, se desejar. Cubra tudo com água filtrada, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que os legumes estejam moles após separe a carne e amasse o resto com um garfo ou passe pela peneira.
100 gramas de peito ou coxa de frango
1 abobrinha
1 cenoura
1 batata
Água filtrada
Com o frango cortado em cubos, aqueça o óleo em uma panela e refogue até que fique dourado. Acrescente então a abobrinha, a batata e a cenoura descascadas e cortadas e uma pitada de sal, se quiser. Cubra tudo com a água e cozinhe lentamente até os legumes amolecerem. Retire o frango e amasse a mistura restante com um garfo ou passe na peneira.
Veja mais temas relacionados:
BLW, introdução alimentar saiba mais
Introdução Alimentar BLW você sabe o que é?
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…