Expor os produtos de skincare, maquiagem, bijuterias e outros acessórios, além de designar toda estrutura sonhada pela moradora: acompanhe as dicas da arquiteta Daniela Funari para realizar o cantinho perfeito da penteadeira!
Um dos móveis mais usados nas décadas passadas, a penteadeira se tornou presença constante em diversos dormitórios, principalmente de nossas avós, onde grandes espelhos – em sua maioria acoplados no móvel –, marcaram nossas memórias afetivas. Porém, com as novas gerações, o mobiliário se transformou em suas aplicações sendo, nos dias de hoje, um dos locais de trabalho de centenas de produtores de conteúdos virtuais, como YouTubers que trabalham no segmento de maquiagens e skincare.
Atualmente, a madeira maciça deixou de ser o material mais utilizado para a confecção do móvel, abrindo espaço para estruturas em MDF com tampo em vidro. Nesse contexto de praticidade, tanto para quem usa o móvel para o trabalho, como para as atividades cotidianas de cuidados com a pele, cabelo e maquiagem, a arquiteta Daniela Funari relaciona como essenciais a composição entre bancada, espelho e um banquinho. “Inclusive, é interessante que a peça para sentar possa ser recolhida totalmente abaixo da bancada, otimizando o espaço de passagem”, orienta.
Segundo a profissional, os ambientes mais indicados para inserção da penteadeira são o dormitório, o closet ou o próprio banheiro. Nesse sentido, diversas inovações podem ser projetadas para que o móvel possa propiciar sua máxima de potencialidade. Acompanhe as dicas:
Definindo o espaço destinado da Penteadeira
No momento da escolha da penteadeira, é preciso conciliar a profundidade destinada ao móvel, sem comprometer a circulação. Outro ponto indispensável para a bancada da penteadeira é que ela possua gaveteiros funcionais com divisórias para acessórios ou maquiagens. Esses dois fatores devem ser colocados na equação quando a metragem for feita e estudada e, mesmo se o espaço disponível não for muito generoso, as soluções existem e podem ser aplicadas!
Quando não há a possibilidade de incluir no móvel, as gavetas podem figurar abaixo da bancada ou até em gaveteiros soltos com rodízios nos pés. “Eles podem estar alocados também no vão existente na penteadeira e ser deslocado pontualmente para que a moradora encaixe suas pernas”, ressalta a arquiteta.
Aproveite e confira:
- Idéias para montar closets e sapateiras em pequenos espaços
- Lavabos: como trazer personalidade a essa peça-chave da decoração?
- Aromaterapia – Benefícios, como utilizar e tipos de óleos essenciais
Iluminação ideal
Uma dica importante destacada por Daniela é prestar atenção na viabilidade da luz natural perto da penteadeira ou considerar soluções para garantir que o espaço fique bem iluminado. “A luz é fundamental para uma make impecável. Por isso, o LED no entorno do espelho ou uma luminária de apoio é super bem-vinda”, destaca.
“Mesmo existindo a grande tendência em colocar a penteadeira de frente a um espelho colado na parede, isso não é funcional para maquiagem. O ideal para a penteadeira é ter um espelho o mais próximo possível de quem estiver à frente”, explica Daniela. “Sempre que possível, gosto de colocar a penteadeira abaixo da janela com o espelho de apoio (de mesa). Nessa situação, dispomos de uma boa entrada de luz e otimização de espaço”, finaliza a arquiteta.
Mais inspirações de penteadeiras realizadas por Daniela Funari:
Inovações na arquitetura de interiores
Em um dos projetos de Daniela, ela integrou dois ambientes para que a penteadeira pudesse ter mais espaço e que as atividades da moradora fossem realizadas com ainda mais fluidez. Para tanto, a profissional dá o máximo proveito da circulação oferecida pela integração, provando que as novidades com o mobiliário estão longe de saturar.