E estamos há menos de 1 mês e meio para o Natal…. isso é praticamente um absurdo… o ano mal começou e já está terminando… meu Deus, nem acredito!!!! Recém esses dias que me caiu a ficha…e daí comecei a correria para me organizar…enfeitar a casa, pensar nos preparativos, etc….
Então falando um pouco de como funciona o Natal aqui em casa….apesar de eu ser cristã durante muitos anos meio que abolimos o Natal, do tipo de não querer comemorar mesmo … porque afinal sabemos que essa não é a data específica do nascimento de Jesus, e como o comércio faz dessa data uma avalanche de consumismo sem fim, decidimos não entrar na roda e como resposta negamos tudo que dizia respeito ao Natal, não decorávamos a casa, não dávamos presentes….etc….e isso foram por anos…até que um dia tudo mudou….mais especificamente quando uma pessoinha chamada Beatriz entrou na nossa vida… ela mudou muitas coisas em nosso coração e uma delas foi a respeito do Natal. Começou quando eu estava grávida dela, que foi quando compramos nossa primeira árvore de Natal, (veja AQUI o post que conto um pouco sobre essa saga..kkkk….), nosso pensamento e coração era que queríamos ir nos acostumando a ideia de que a partir daquele momento (nascimento da Bia) passaríamos a comemorar o Natal, porque queríamos ensinar a Beatriz desde novinha que Natal não é Papai Noel, nem presentes e sim o nascimento de Jesus (que foi e é o maior presente que Deus nos deu) e apesar de não sabermos o dia exato que isso aconteceu, decidimos não deixar mais passar em branco, e sim comemorar as boas novas de forma alegre e feliz como tem que ser de verdade…um dia de festividade, de comemoração e de celebração em família!!!
No natal do ano passado a Bia tinha apenas 6 meses, ela dormiu quase a noite toda (neste post tem o relato do nosso primeiro Natal com a Bia), ou seja, praticamente nem participou das festividades e também pode-se dizer que não entendeu nada do que estava acontecendo…mas agora com 1 ano e 6 meses (que ela terá até o Natal) será bemmm diferente, pois ela já é capaz de entender muitas coisas! E para ajudar ela a compreender melhor sobre o verdadeiro significado do Natal, decidi fazer o chamado “Calendário do Advento de Natal“, a Gisa já explicou um pouco sobre o que significa AQUI nesse post, então quem quiser entender mais de como surgiu o advento é só acessar o post da Gisa, que por sinal ela também fará com a Isabela que tem 3 anos e meio.
Bom resumidamente o Advento de Natal é uma contagem regressiva até o dia 24, aonde cada dia é realizado uma atividade com as crianças explicando sobre o significado do Natal, de forma mais lúdica e simples…pois elas aprendem muitooo brincando! E com a Bia será bem assim…vou fazer um calendário sensorial e várias atividades (uma por dia), para que ela possa ir assimilando de várias formas diferentes o que é o Natal. Acredito que ficarão boas recordações para toda a família…
Está dando um pouquinho de trabalho para preparar mas tenho certeza que vai valer a pena…algo que tenho aprendido ao longo desse ano é não ter preguiça para fazer as coisas…eu sou uma pessoa que geralmente tenho idéias mas quando elas dão trabalho para serem realizadas eu tendo a desistir e não fazer…e depois me arrependo de não ter feito e fico me perguntando porque não fiz?! Não fiz porque estava com preguiça demais para fazer…a verdade seja dita a mim mesma! Li um texto muito simples na bíblia esse ano que me impactou muito, é um provérbio que diz assim:
“O preguiçoso morre desejando, porque suas mãos se recusam a trabalhar.” Provérbios 21:25
Que grande verdade esse texto me comunicou, pois me dei conta de quantas vezes morri desejando tantas coisas, porque me recusei a trabalhar…do tipo desejei que minha casa fosse assim ou assada, mas para ela ser assim ou assada eu precisava me empenhar nela. Esse foi apenas um exemplo mas isso se aplicou na minha vida em todas as áreas…e tenho decidido constantemente me arrepender e arregaçar as mangas…então acreditem essa ideia do “advento de Natal” é com certeza um desafio para mim! Mas estou me esforçando e me empenhando para fazer o meu melhor…e vejam que o MEU melhor não é o melhor dos outros…é o melhor que eu com as minhas limitações consigo realizar…pois o importante em se tratando dos preparativos do Natal é que eu possa em primeiro lugar manter uma atmosfera de gratidão e alegria na minha casa ao longo desses 24 dias e poder transmitir para a Beatriz com amor, graça e sabedoria a grande verdade sobre o Natal…O NASCIMENTO DE JESUS!
Vejam algumas fotos dos preparativos… assim que eu finalizar (tem que ser até o dia 30/11) eu posto como ficou o resultado final!
Até lá…bora por a mão na massa!
bjs.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…