A educação artística é um rompimento com o padrão acadêmico de memorização e repetição de conteúdos, pois ela permite que a criança desenvolva a capacidade de interrograr, de procurar respostas, de repensar e estruturar novas relações. Ela baseia-se nos princípios de espontaneidade, da atividade, da personalidade da criança, ou seja uma educação centrada na pessoa e no seu desenvolvimento possibilitando assim formar seres humanos livres, críticos, relfexivos e criadores, que é exatamente o que nossa sociedade precisa.
Algumas das capacidades fortalecidas no desenvolvimento da criança através da Educação Artística:
Observação: a agitação constante de nossa sociedade é diretamente refletida nas crianças, pois estas acabam vivendo nesse modo permanente de agitação, que as impede de conseguir parar e observar o mundo ao seu redor de forma reflexiva. E a observação é uma capacidade essencial, aplicável na vida da criança, pois através dela estão aliadas as capacidades de atenção, de memória e de concentração. Portanto as aulas de artes possibilitam essa parada necessária, os exercícios incitam o aluno a observar atentamente a realidade e dar atenção aos detalhes, desenvolvendo a atenção e concentração, e proporcionando um enriquecimento de experiências interiores e um desenvolvimento mais livre de sua expressão e de sua personalidade.
Expressão: é “a imagem concreta da emoção e das experiências percetivas do
indivíduo na sua interação com o meio”, possibilitando a expansão livre de instintos, tensões,
desejos e sentimentos da criança. É como “abrir a válvula de escape para a saída de tudo aquilo que se acumula no mais íntimo do ser”, de modo a exteriorizar toda a vida interior.
Crítica: é uma capacidade essencial para o futuro de qualquer criança, pois possibilita a formulação de juízos, que conduzem inevitavelmente à construção de uma personalidade sólida. Tendo bastante relevância na adolescência, altura propícia à reflexão, onde se questiona o mundo e se procura respostas para o mesmo.
Criatividade: é uma capacidade extremamente importante, pois permite a criança a habilidade de gerar soluções possíveis de um problema que não tem resposta direta e simples.
Essas capacidades irão contribuir para o desenvolvimento da personalidade da criança, proporcionando a ela a ocasião de expressar seus sentimentos e emoções, possibilitando também seu desenvolvimento as custas de recursos que jamais seriam abordados por outras disciplinas.
Sabido da importância da educação artística para o desenvolvimento da criança, vejamos alguns projetos para serem reproduzidos:
Círculo Cromático
Este projeto tem como objetivo aprender ou reforçar o estudo da cor. Numa primeira fase é relembrados os conceitos básicos da teoria da cor, nomeadamente as cores primárias, as cores secundárias e as cores intermédias da síntese subtrativa. Posteriormente, é discutido com as crianças a formação de novas cores a partir das cores primárias e como se organizam no círculo cromático. Depois solicitasse as crianças que selecionem vários objetos coloridos que tenham em casa (sapatos, brinquedos, frutas, objetos, etc) e que os organizem de acordo com a sequência das cores do círculo cromático.
Texturas Visuais
O projeto tem como objetivo, reforçar um dos elementos estruturais da linguagem plástica, a textura. Produzindo uma composição gráfica, equilibrada e dinâmica com destaque entre a figura e o fundo. A figura é o contorno de um objeto qualquer ou de um elemento natural com forma interessante. E o fundo da imagem deveria ser preenchido com diferentes texturas visuais, criadas a partir de pontos, linhas retas, curvas, quebradas, mistas, paralelas, perpendiculares, curtas, longas, manchas, etc. Como material pode ser utilizado caneta de feltro ou esferográfica de gel.
Ilustrando um conceito
O objetivo desse projeto é produzir uma ilustração baseada em um conjunto de palavras como: liberdade, esperança, alegria, coragem, união, saudade, respeito, perseverança, dança, criatividade, música, amor, compromisso, etc. Apresenta-se as crianças diversos materiais e técnicas que podem utilizar e elas selecionam das palavras citadas quais irão ilustrá-las, como irão ilustrar (amarrotar e rasgar papel, frotagge, impressão com carimbos de batata, entre outros) e quais materiais irão utilizar ( tintas naturais como café, jornais, papéis diferenciados, tecidos, papel de alumínio, rolos de papel higiénico). Depois é hora de colocar a mão na massa e comporem seus desenhos em uma folha A4.
Aproveite e confira:
- 6 atividades para estimular a coordenação motora das crianças
- Arte com raspas de lápis para crianças
- Brinquedos de Papelão
Ilustrando um poema
O objetivo desse projeto é propor as crianças que façam uma ilustração inspirada em um poema. Primeira etapa é criar um esboço através do desenho, aonde poderiam expressar os sentimentos que esse poema lhe transmitiu, utilizando apenas linhas e formas geométricas simples. Em uma segunda etapa as crianças iriam passar o desenho para uma folha branca de formato A4 (ou outro suporte), utilizando a régua e compasso, passavam o desenho a caneta preta e coloriam com cores primárias. Podendo também utilizar tintas ou outros materiais de que gostem mais.
Vitral de celofane
O objetivo desse projeto é propor as crianças que façam um vitral em casa, com celofane (ideal para as crianças pequenas). Primeiro corte ou peça a criança para cortar vários pedaços de papel de celofane e reserve. Depois você pede a criança que passe água com sabão no vidro, após é só colocar os pedaços de papel no vidro, que eles irão grudar. Fica um vitral maravilhoso, que sai fácil quando a água seca.
Arte com cola e aquarela
O objetivo desse projeto é fazer desenhos com cola para delimitação de espaço e depois pintar com aquarela. Primeiro você pede a criança para fazer um desenho com cola na tela e deixe secar. Depois que a cola está bem seca, ela ficará em alto relevo, funcionando como limitação para a pintura, depois é só pintar com aquarela.
Pintando círculos
O objetivo desse projeto é estimular a concentração com pintura de círculos. Primeira etapa desenhe os círculos ou peça a criança para fazer o contorno dos círculos usando rolos de fita adesiva por exemplo. Depois complete o desenho pintando com aquarela ou guachê.
Animal Estilizado
O objetivo desse projeto é construir um animal com a utilização de recursos reutilizáveis, permitindo que a criança aguçe sua criatividade olhando para os recursos a sua volta de uma forma mais atenta. A criança precisa recortar e criar um animal com formas geométricas de diferentes tipos de papeis (cartolina, celofane, papel crepom, jornal, revistas, etc) e decorar com recursos caseiros (botões, grãos, etc).