Não tem como negar a realidade, amiga. Ele está crescendo. Se você tem a sensação de que tudo está passando muito rápido, tenho uma razão para você relaxar a respeito disso. Cientistas que estudam o comportamento humano afirmam que quando dominamos e fazemos determinada ação com muito amor e entrega, alcançamos o “nirvana” e não vemos a passagem de tempo. E é exatamente isso que acontece com a maternidade, é muito amor envolvido.
Mas tirando a parte filosófica e partindo para a parte prática, não dá mais para manter a decoração de bebê. Você precisa investir numa decoração de quarto de menino. Mas calma, quando eu falo em “investir”, estou dizendo que você precisa fazer compras inteligentes. Seu filho já tem algumas preferências, mas ele pode ter muitas outras na adolescência, e para não gastar muito nessa fase intermediária, você pode investir em 8 itens que vão transformar o quarto do seu filho!
Cantinho da leitura e estudo
Ele já está indo para escolinha, já tem seus livrinhos preferidos. Logo, logo virão as tarefas escolares. Se o trocador de fraldas vai sair, coloque uma mesa-escrivaninha para que ele possa estudar e fazer atividades. Em local bem iluminado e arejado, com muito espaço para soltar a imaginação e o capricho.
Abajur para iluminar
Em falar em iluminar, um abajur moderno e divertido pode ter duas boas funções. Iluminar o quarto à meia luz nos dias que os “monstros” estiverem assombrando os armários do quarto e também decorar com referências infantis o quarto de menino que já não é tão bebezinho nem tão rapazinho.
Organizadores divertidos
Se o papel de parede de bebê vai sair, prateleiras com caixas divertidas podem devolver a alegria para o quarto. À medida que eles crescem, o volume e o tamanho dos brinquedos crescem juntos. Por isso vocês vão precisar de muito espaço de guardar e de brincar.
Quadros e paredes de lousa
Para que seu filho possa de fato participar da decoração do quarto dele, e mudar sempre que quiser, invista em quadros com imãs divertidos ou pinte uma parede com tinta de lousa para que ele possa deixar a criatividade rolar solta. Essa dica já demos AQUI neste post com várias idéias legais das paredes de lousa.
Um relógio? Sim!
Um relógio bonito vai ajudar você nos “combinados” com seu filho. A partir de agora, a criança terá compromissos cada vez mais frequentes, e também vai precisar aprender o tempo das coisas. Mas muita calma, não estou falando de compromissos estressantes e horários rígidos. Estou falando por exemplo da hora da leitura, hora do sono, hora de ir para escola e hora de ir para a casa da vovó. Pode ter certeza que será um sucesso com seu filho e para o aprendizado dele.
Cortina para aconchegar
A cortina de bebê também tem que pular fora do quarto de menino. Então, considere cortinas ou persianas mais neutras e resistentes, que podem ser aproveitadas na próxima fase do seu filho, a adolescência aonde eles tendem a ficar ainda mais dorminhocos. Ela vai trazer aconchego e algumas horinhas de sono à mais no sábado de manhã para você!
TELEVISÃO
Esse é um item que pode ser riscado da lista. O quarto deve ser tranquilo e divertido. As crianças podem assistir televisão, mas evite que elas façam isso no quarto, reforçando a idéia de que os pais devem assistir os programas juntos com os filhos, para saber se são apropriados.
Espaço para pendurar
Seria quase um cantinho da bagunça, mas pode ser exatamente o contrário. Meu filho chega da escola com o tênis cheio de grama e farelos da quadra de futebol society. O uniforme imundo e o chaveiro de entrada/saída da escola pendurado no pescoço. Estabelecemos um local para ele tirar toda essa roupa e separar o que deve ser lavado.
Com essas dicas, você vai mudar o quarto dele sem gastar muito! E não se esqueça do principal, trocar o berço pela cama! Aqui neste POST você também tem ótimas dicas para essa transição!