Repaginar quartos infantis é sempre empolgante, pois geralmente, para eles, é o cômodo preferido da casa e a decoração pode refletir a personalidade dos nossos pequenos.
Pensando nisso, os objetos que serão utilizados para decorar devem ser escolhidos com cuidado para que além de transmitir os hábitos, gostos e auxiliar no exercício da criatividade, deve transmitir também aconchego e tranquilidade.
E quando falamos em decoração de casa, principalmente para quartos infantis é fundamental que cada elemento esteja de acordo com as necessidades e gostos, sejam funcionais e revelem o carinho e cuidado que as mães possuem pelo ambiente e gostariam de passar aos filhos.
Não existem muitas regras, mas pensar nos sentimentos e sensações que o quarto está proporcionando pode ser um guia prático para essa transformação..
Confira aqui 5 ideias de como decorar o quarto das crianças de forma criativa e assertiva.
1. Cores e adesivos
A fim de estimular a criatividade e imaginação das crianças, você pode investir em uma pintura colorida e se possível com as cores preferidas de quem vai descansar e brincar ali.
Para transmitir um ar de aconchego, mescle com cores mais calmas em tons pastéis. Utilize também adesivos de parede, pois são formas simples de complementar a decoração e fica incrível.
Existem vários modelos e formatos, incluindo desde filmes e desenhos infantis até as ilustrações mais lúdicas, como balões, mapas e barcos. Apenas tome cuidado para não sobrecarregar o ambiente, deixando-o poluído visualmente, evitando trazer uma sensação de desconforto ao local.
2. Móveis úteis e criativos
Existem diversos móveis que servem tanto para cumprir sua função principal, como para o divertimento das crianças, por exemplo, camas com formato de carros, beliches com escorregadores e camas suspensas com espaço para brincar embaixo, que é uma ótima opção para economia de espaço. Investir em algo que trará duas utilidades de uma vez só será sempre uma ótima opção.
3. Móveis coloridos
As cores podem aparecer também nos móveis, trazendo elementos alegres ao ambiente. Eles podem ser a base para o restante da decoração ou até se tornar o ponto principal do cômodo, prestando sempre atenção ao fato de não sobrecarregar o local. Atualmente é possível encontrar diversas lojas que trabalham com móveis coloridos em uma variedade de modelos lindíssimos. Um ponto negativo é que não costumam ser tão acessíveis quando o assunto é preço, por isso vale a pena pensar e pesquisar se é uma opção viável ou não para o momento.
Aproveite e confira:
- Como escolher o Carrinho de bebê? Você conhece o modelo 3 em 1?
- Dicas para organizar os brinquedos no quarto dos filhos
- Como escolher papel de parede para quarto infantil
4. Prateleiras o organizadores
Invista em prateleiras e organizadores que complementam a decoração. Esses acessórios são importantes, pois ajudará tanto no desenvolvimento da organização da criança, que aprenderá a importância desse cuidado desde cedo, quanto para os pais, que terão mais facilidade para manter o ambiente sempre arrumado. A variedade de prateleiras é imensa, como nichos, para livros, redondas, assim como os organizadores, em opções de caixas, cestos e baús. Você com certeza irá encontrar a que melhor se adapta ao seu planejamento.
5. Luminárias
Por serem úteis e auxiliar na decoração, as luminárias também são uma peça importante quando falamos de quarto infantil. Escolha a que mais combina com a personalidade da criança, ela irá se divertir com algo bonito e necessário!