Os primeiros cuidados com um recém-nascido são um dos papos mais populares das rodas de mães por todo o Brasil e de todos os tempos. Todo mundo tem um “jeitinho” para ensinar, um receita caseira para passar.
Eu sou fã daquele poema Sunscrean, falei dele no meu primeiro artigo aqui no SOUMÃE, e na versão original tem uma frase assim:
“Dar conselho é uma forma de resgatar o passado na lata do lixo, limpá-lo, esconder as partes feias e reciclá-lo por mais do que vale”
É mais ou menos assim que alguns conselhos devem ser interpretados. Fiz aqui uma lista das dúvidas comuns relacionadas aos primeiros cuidados com o recém-nascido para dizer quais são verdades e quais são mitos.
Verdade! Já falamos sobre isso aqui no post sobre o plano de parto. Vale a pena a leitura!
Verdade! Assim o bebê recém-nascido se sente seguro, alimentado e seu vínculo com a mãe é fortalecido
Mito! O umbigo precisa estar sempre seco e limpo, por isso é necessário higienizá-lo depois do banho com álcool 70%
Mito! 80% do leite que o bebê consome é produzido enquanto ele suga através do estímulo. O que acontece é que as vezes o leite demora um pouco à descer, e a “pega” errada não estimula por completo todas as glândulas mamárias.
Mito! Embora alguns alimentos não sejam aconselháveis, não existe um estudo científico que comprove isso. Assim como o refluxo, as cólicas são reflexos de um aparelho digestivo ainda em formação.
Mito! Apesar de adorar essa história, ela não tem comprovação nenhuma!
Verdade! Banho relaxa qualquer ser humano, né?! E o banho antes do sono faz com que o bebê sinta-se mais relaxado. Se ele vai dormir por mais tempo não é possível afirmar porém.
Verdade! Tanto o bebê prematuro no método mãe canguru como os bebês que são carregados nos slings recebem diversos benefícios físicos, psicológicos e emocionais. Eles aumentam o vínculo, estimulam a amamentação e ajudam o bebê a fortalecer seu sistema imunológico entre outros.
Verdade! A fralda ou a toalha já são suficientes. Não é recomendado inserir nada no canal auditivo do bebê.
Mito! Os bebês devem usar roupas de acordo com a sensação térmica da mãe, e de forma confortável.
Verdade! Sabão e amaciantes, mesmo que próprios para bebês recém-nascido podem causar irritações na pele (falo por experiência própria!). Para evitar o desconforto e também os tratamentos longos com pomadas com corticóide, e que sazonalmente retornam, use somente água e sabão de coco.
Mito! Resolvi colocar essa pergunta aqui por minha conta. Acontece que isso é tão falado, que aquelas mães que estão tentando de todas as formas entender o choro dos seus bebês e não conseguem, se sentem péssimas mães. É um mito porque no início todas nós erramos primeiro para depois acertar, então não devemos sofrer por isso.
E você, tem algum mito sobre os cuidados com o recém-nascido? Conta para a gente aí nos comentários!
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…