Quartos

Seis dicas de limpeza para o quarto do bebê

Pais devem dar preferência ao aspirador de pó em vez da vassoura na hora de higienizar o espaço. 

Imagem: Freepik

Ao receber a notícia de uma gestação, é comum que os pais logo se preocupem com o quarto da criança, afinal, é o cômodo da casa que irá receber o novo integrante da família. No entanto, além de pensar na decoração e em artigos específicos, como berço para o bebê, também é importante ter atenção à limpeza do ambiente. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o quarto infantil deve ser limpo regularmente, pois o acúmulo de sujeira pode trazer problemas para a saúde. No caso dos bebês, o sistema imunológico está em desenvolvimento, o que os tornam mais suscetíveis às alergias e infecções. 

Além do cuidado para eliminar ácaros, germes e bactérias do ambiente, os pais também precisam estar atentos ao uso de certos utensílios domésticos e produtos de limpeza. Na higienização do tapete para quarto infantil, por exemplo, é aconselhável optar pelo aspirador de pó, já que o eletrodoméstico não levanta muita poeira. 

Atenção aos cuidados necessários antes de iniciar a limpeza

Antes de começar a faxina no quarto do bebê, os pais devem retirar a criança do ambiente.

Esse cuidado é importante já que, durante a limpeza, o cômodo pode ficar com resíduos de poeira e cheiro dos produtos de limpeza, o que pode causar reações alérgicas. Também é necessário abrir as janelas para manter o quarto arejado e evitar a aglomeração de ácaros. 

Utilize produtos próprios para o ambiente

Quando o assunto é a limpeza dos quartos infantis, a escolha dos produtos que serão utilizados deve ser feita de forma criteriosa. Como boa parte dos itens apresenta composição química e odor forte, a recomendação dada pela SBP  é utilizar produtos próprios para esse ambiente. 

Em redes de supermercados, é possível encontrar itens específicos para quartos infantis. Outra alternativa é investir em produtos de limpeza neutros, pois essa característica evita alergias e irritações.

Após a compra, também é preciso cuidado no armazenamento dos produtos, que devem ser colocados longe do alcance de crianças e, se possível, não apresentarem embalagens que chamem a atenção dos pequenos. 

Troque a vassoura pelo aspirador de pó

Uma das protagonistas na faxina, a vassoura deve ser deixada de lado na hora da limpeza do quarto infantil. Isso porque, conforme a Sociedade Goiana de Pediatria, ela tende a levantar poeira, o que pode ser prejudicial em ambientes dedicados para as crianças. 

A dica para realizar a limpeza com eficiência é utilizar um aspirador de pó. De acordo com a organização, os pais devem optar por aspiradores apenas com filtros de água ou HEPA, sigla do inglês High Efficiency Particulate Arrestance, que pode ser traduzido como “detenção altamente eficaz de partículas”.

Esse tipo de utensílio “suga” a poeira e mantém o ambiente limpo sem causar problemas para os pequenos, principalmente aqueles que já têm algum tipo de alergia. O aspirador pode ser usado para limpar o chão, as cortinas, tapetes e áreas específicas dos armários. 

No chão, lembre de passar pano após o aspirador

Após usar o aspirador de pó para remover a poeira, o recomendado é passar um pano no chão. Nesta etapa, os pais podem utilizar um desinfetante baby ou neutro. 

O produto ajudará a tirar possíveis manchas no chão, sujeiras mais densas e ainda perfumará o ambiente na medida certa, sem trazer prejuízos ao bebê. 

Móveis precisam ser higienizados

Outro passo importante é a higienização dos móveis. O guarda-roupa, a cômoda e as gavetas podem ser limpos com os mesmos produtos. Para remover a poeira, é importante utilizar o aspirador de pó e depois fazer a higienização com pano úmido e sabão neutro. 

Cuidado com a higienização da cama e roupa de cama

O colchão e o berço também requerem cuidados especiais, principalmente por estarem sempre em contato com o bebê. É importante que os pais optem por um colchão impermeável e de fácil limpeza, a fim de evitar a proliferação de ácaros e fungos. Já as roupas de cama e os mosquiteiros devem ser trocados regularmente e higienizados com sabão neutro. 


Aproveite e confira:


Gisele Cirolini

Mãe de duas meninas. Apaixonada por livros. Simplificando o dia a dia. Fundadora do Sou Mãe.  Baby Planner certificada internacionalmente pelo IMPI e Marketing Digital pela Udacity.

Compartilhar
Publicado por
Gisele Cirolini

Conteúdo Recente

Começo da Amamentação: O Que Esperar e Como Superar as Dificuldades

A amamentação é um momento especial entre mãe e bebê, mas o início pode ser…

% dias atrás

Dia Nacional do Livro Infantil: Celebrando a Literatura na Infância

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril e tem um…

% dias atrás

Atividades Pós-Leitura: Brincadeiras e Artesanato Inspirados em Histórias Infantis

A leitura de histórias infantis é uma experiência mágica que nutre a imaginação, promove o…

% dias atrás

Atividades de férias para fazer com as crianças: Diversão e Aprendizado

As férias escolares são momentos aguardados por muitas famílias. Para as crianças, é uma pausa…

% dias atrás

Tipos de panelas mais saudáveis para o preparo dos alimentos

A escolha da panela certa pode fazer uma grande diferença na qualidade dos alimentos que…

% dias atrás

Desenvolvimento Infantil de 1 a 2 anos: O Que Esperar e Como Estimular

O período entre 1 e 2 anos de idade é um dos mais marcantes no…

% dias atrás