A Shantala é uma massagem indiana, realizada pelas mães num hábito cotidiano de amor e carinho em seus bebês. O obstetra e ginecologista francês Dr. Fredérick Leboyer ao visitar a Índia na década de 70 notou esse momento tão lindo entre mãe e bebê e quiz trazer essa vivência para o Ocidente, a partir daí acabou sendo amplamente divulgada pelo mundo. Ela é até hoje estudada e tem seus benefícios já comprovados.
Muito além de uma técnica de massagem infantil, a Shantala é também uma forma de comunicação que transmite amor pelo toque sutil das mãos. Ela proporciona relaxamento, bem-estar e amplia o contato com o bebê, fortalecendo o vínculo afetivo dos pais com o bebê. É um momento único entre quem massageia e quem é massageado, no caso o bebê. Pois os pais colocam nesse momento toda a sua atenção inteiramente voltada para o bebê e assim comunicam amor de uma forma não verbal, através do toque.
A massagem pode acalmar o bebê ou deixá-lo mais agitado, por isso é importante notar os efeitos que a massagem causa nos determinados períodos em que ela é realizada, assim você pode adequar para realizar ela no melhor momento do dia, ou seja, o momento em que o bebê está com melhor disposição para receber a massagem e relaxar.
Ela pode ser realizada desde o 1º mês de vida até quando os pais e o bebê desejarem, mas não deve ser realizada se o bebê estiver com febre, chorando ou parecer irritado.
Vejamos quais as principais vantagens da massagem Shantala:
- Melhora a circulação sanguínea;
- Reforça o vínculo pais e filhos através do toque, carinho, cuidado, amor;
- Dependendo da hora do dia em que é realizada, permite que o bebê fique mais calmo;
- O bebê passa a ter consciência do seu próprio corpo;
- Melhora a digestão, o que ajuda a combater o refluxo e as cólicas intestinais;
- Melhora a respiração;
- Melhora o sono, tornando-o mais tranquilo e com menos despertares noturnos.
Como fazer a Shantala nos bebês
Primeiro passo é preparar o ambiente, que deve ser aconchegante e confortável. Coloque um colchão ou o próprio trocador onde você e seu bebê deverão ficar, ajuste a temperatura do ambiente para que fique agradável, uma vez que o bebê ficará só de fraldinha, ele não pode passar frio nem calor, pois isso irá interferir na qualidade da massagem.
Não esqueça de retirar anéis, pulseiras, e todos os itens que possam atrapalhar ou machucar o bebê na hora da massagem. E agora para iniciar, aqueça as mãos esfregando uma na outra de forma a aquecê-las ligeiramente e utilize um óleo vegetal ( pode ser de amêndoas doces ou de semente de uva) para untá-las, sente-se com as pernas esticadas acomodando o bebê sobre elas e inicie a massagem:
1° Comece massageando o peito. Movimente suas mãos do centro do tórax em direção à axila. Repita o movimento de 5 a 10 vezes.
2° Agora, o movimento deverá partir do tórax e ir em direção aos ombros do pequeno.
3° Segure o pulso do bebê com uma de suas mãos, formando uma espécie de bracelete. Depois, com a outra mão, forme um bracelete próximo ao ombro do seu pequeno e deslize-o até o encontro da outra mão, em movimento de rosca. Repita o movimento sucessivamente.
4° Agora é a vez das mãozinhas. Use seu polegar para massagear, começando da palma e indo em direção aos dedinhos. Depois, puxe delicadamente cada um deles e os aperte suavemente.
5° Posicione suas duas mãos na altura do peito do bebê e desça até a altura da bexiga. Repita de 3 a 6 vezes. (Obs: Essa é uma ótima técnica para o alívio das cólicas!)
6° Faça um leve movimento de torção começando na base da coxa do bebê e indo até seus tornozelos, massageando toda sua perninha. Você pode repetir esse movimento até 10 vezes em cada uma das pernas.
7° Massageie seus pezinhos usando também seu polegar, puxando e apertando os dedos, assim como nas mãozinhas.
8° Agora, posicione seu bebê virado de costas para você. Ele ficará de bruços em suas pernas. Coloque suas mãos na altura dos ombros e desça com elas até a altura dos quadris. Depois, faça o movimento inverso, partindo dos quadris em direção aos ombros. Dê leves batidinhas ao longo das costas.
9° Você poderá massagear agora seu rostinho suavemente.
10° Você também pode fazer a Padmasana (posição de lótus), cruzando suas perninhas e as impulsionando em direção à barriga.
Passo-a-passo: (https://leiturinha.com.br/)
Aproveite e confira:
- Cólicas em bebês: saiba como aliviar esse incômodo
- Massagem para bebês, um momento de conexão
- 9 vantagens da amamentação, para mães e bebês
Algumas dicas extras, para aproveitar melhor esse tempo de massagem Shantala:
- Procure olhar sempre nos olhos do bebê, conversando suavemente com ele em todo o momento;
- Essa massagem dura em torno de 10 a 15 minutos e pode ser realizada todos os dias;
- Dê preferência para realizá-la após o banho, que é quando o bebê está mais relaxado;
- Caso realize a massagem antes do banho, opte pelo banho de imersão na banheira que é mais relaxante para o bebê;
- Não é necessário muita quantidade de óleo, só o suficiente para as mãos deslizarem, caso você tenha colocado em excesso, retire com um papel toalha, pressionando sem esfregar a pele do bebê.