O soluço é uma reação muito comum do nosso organismo, tanto em adultos como em crianças e bebês, inclusive o bebê pode ter até mesmo dentro da barriga da mamãe. Pois ele é o resultado de uma contração involuntária do músculo que fica abaixo do pulmão, chamado de diafragma, isso faz com que as cordas vocais fechem rapidamente, causado então o barulho característico do soluço.
Dentro da barriga da mamãe é muito comum, o bebê soluçar, uma vez que ele ainda está aprendendo a respirar, inclusive o soluço pode ser até mesmo sentido pela gestante ou aparecer nos exames de ultrassom.
O soluço é muito mais comum em bebês recém-nascidos e crianças até um ano de idade do que em adultos e crianças maiores, e ele pode ocorrer por vários motivos, como:
Geralmente quando mamam ou são alimentados, eles engolem um pouco de ar, e isso acaba aumentando a propensão dos casos de soluços. Esse ar acumulado na barriga, causa os soluços e também pode causar outros desconfortos e vômitos.
Vejamos algumas dicas práticas que podem ajudar a aliviar os casos de soluços:
Essas medidas geralmente são efetivas e os episódios de soluço do bebê tendem a desaparecer sozinhos, sem precisar de nenhum tratamento, uma vez que não causam riscos a saúde. O soluço normalmente só é desconfortável para o bebê.
Evite usar técnicas caseiras, que tem pouco efeito e podem até mesmo prejudicar, como dar susto ou sacudir o bebê.
Aproveite e confira:
E para evitar que os soluços surjam, basta termos alguns cuidados como:
Normalmente os episódios de soluço não são preocupantes, duram no máximo alguns minutos e com apenas algumas medidas é possível ajudar ou até mesmo prevenir esses episódios. Mas caso os soluços se tornem frequentes e intensos (por exemplo a criança soluçando por mais de uma hora) a ponto de atrapalharem seu sono e/ou sua alimentação é necessário procurar ajuda com um pediatra, para que ele possa fazer uma avaliação mais profunda como observar a frequência da regurgitação e/ou vômitos, a quantidade de material regurgitado, o histórico clínico do paciente e o resultado do exame físico para averiguar as causas e indicar um tratamento adequado.
Entre as causas mais sérias do soluço está a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), que ocorre quando o alimento volta do estômago para a boca, sendo este um problema digestivo que se caracteriza por sintomas incômodos ou complicações, como perda de peso ou ganho de peso insatisfatório, esofagite e problemas no trato respiratório, entre outros.
É comum após as mamadas o bebê regurgitar um pouco de leite, pois como o seu organismo ainda não desenvolveu o esfíncter (uma válvula que abre e fecha para deixar que o alimento passe para a barriga) adequadamente, quando a válvula abre fora da hora, o conteúdo presente no esôfago volta e sai pela boca, ou seja, a regurgitação é uma consequência direta do refluxo. Portanto o refluxo é normal no primeiro ano de vida do bebê, mas é preciso estar sempre em alerta e fazer acompanhamento com o pediatra regularmente para que ele possa estar atento a qualquer mudança ou aparecimento de outros sintomas como perda de peso, que pode indicar algo mais sério.
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…