O sono é fundamental para o bebê, pois enquanto ele dorme seu cérebro produz novas células que são necessárias para o seu desenvolvimento físico, mental e emocional. Os bebês que dormem bem consequentemente brincam bem, comem bem, interagem melhor com as pessoas a sua volta. Ao contrário, os bebês que dormem mal, não se sentem bem ao longo do dia, ficam irritados, choram muito, ficam desatentos, mal-humorados, etc…Por isso a importância de bebês e crianças dormirem bem pois está diretamente relacionado com seu desenvolvimento.
Bebês de 0 a 3 meses precisam em torno de 14 a 16 horas de sono (incluindo 4 a 5 sonecas durante o dia).Os de 3-6 meses necessitam de 12 a 14h de sono (incluindo 3 a 4 sonecas durante o dia). Á partir dos 6 meses até o primeiro ano em torno de 13 horas de sono (incluindo 2-3 sonecas durante do dia).
Os bebês intercalam as fases do sono: sono leve com o sono profundo, varia de 30 a 45 minutos a duração de cada fase. Quando a criança está no sono profundo o rosto do bebê fica relaxado, ele fica calmo, suas pálpebras ficam fechadas e paradas, sua respiração é silenciosa e regular, ele faz poucos movimentos corporais e é justamente no sono profundo que atua o hormônio do crescimento, portanto ter hábitos saudáveis de sono ajuda no crescimento e desenvolvimento da criança.
Em contrapartida no sono leve, o bebê fica inquieto, os olhos piscam, as pernas e os braços se movimentam, o bebê costuma sugar, franzir e mastigar, a respiração se torna irregular.
Geralmente é entre a transição de um sono para o outro (leve para o profundo ou vice-versa) que o bebê pode acordar por não ter a habilidade ainda de conseguir passar de um para o outro sem acordar. Quando acorda não consegue voltar a dormir sem a ajuda dos pais e é aí que os hábitos de sono começam.
Não é saudável para as crianças de 1 ou 2 anos de idade acordarem 2 ou 3 vezes durante a noite, pois a privação de sono gera um impacto destrutivo no seu sistema nervoso central, levando a diminuição nas suas habilidades motoras, capacidade reduzida de pensar, irritabilidade, perda de concentração, instabilidade emocional, colapso de tecidos e células, etc…Bebês e crianças pequenas que sofrem da privação do sono podem sentir fadiga crônica.
O bebê por volta do segundo mês já adquire a capacidade de dormir a noite inteira. está habilidade deve ser aperfeiçoada ao longo dos meses já a criança que sofre da privação do sono continuamente tem falta dessa habilidade.
O primeiro sinal do sono é a sonolência e os mecanismos de indução do sono atuam justamente nesse momento, ou seja, para ele cair no sono precisa agora de uma ajuda externa (mecanismo de indução). Veja alguns exemplos de mecanismos de indução:
Bebês muito novinhos não conseguem distinguir ainda dia e noite por isso precisam da ajuda dos pais para entender que o dia foi feito para brincar, ficar acordado e a noite foi feita para dormir. Mesmo eles não entendendo esse sistema, possuem a necessidade biológica dessa distinção.
Para que o bebê se acostume com a nova rotina, os pediatras recomendam manter o movimento normal da casa, a ideia é que a criança se acostume com os barulhos da casa durante o dia e a noite perceba que a casa ficou mais silenciosa. Durante o dia não coloque o bebê para dormir em um ambiente completamente escuro, deixe sempre alguma claridade para ele entender que é dia, já a noite deixe o quarto do bebê o mais escuro possível, no máximo com uma luz bem franquinha, para que o bebê entenda que é noite. Lembre-se o bebê naturalmente não saberá distinguir dia e noite, você precisará ensinar isso a ele, e uma das formas de ensinar é estabelecendo rotinas e padrões. Bebês amam rotinas pois isso torna as coisas previsíveis para ele.
Antigamente era comum os bebês dormirem de ladinho ou de bruços, mas segundo novos estudos relacionados com a síndrome da morte súbita, a Sociedade de Pediatria recomenda que os bebês sejam colocados para dormir de barriga para cima pois nessa posição a cabeça do bebê ficará de lado o que evita riscos de engasgar ou regurgitar.
Por questões de segurança nunca deixe bichinhos soltos no berço, o berço deve conter apenas o lençol de baixo bem esticado, sem travesseiros ou cobertores. Também recomendam que não se utilize o kit berço principalmente os mais fofos pois apesar de bonitos o bebê pode se sufocar nele.
Segue abaixo uma sequência de imagens que ilustram como embrulhar o bebê recém-nascido. Esse “embrulho” ajuda o bebê a dormir melhor, pois este se sente seguro e confortável lembrando para ele o útero da mãe. Você pode chegar a achar que o bebê estará se sentindo preso e que isso é ruim para ele, mas não é pois até pouco tempo eles estavam bem apertadinhos no útero da mamãe e portanto estar bem presinhos assim os deixa seguros e permite que se acalmem e durmam melhor.
Lembrando que cada família tem seu ritmo e hoje em dia existem muitos métodos para fazer o bebê dormir mas o mais importante é que independente do método escolhido não falte AMOR e PACIÊNCIA pois TODOS UM DIA APRENDEM A DORMIR. Uns podem demorar mais, outros menos mas um dia todos conseguem dormir a noite toda. Não deixe que os desafios do início roubem a alegria e o prazer de cuidar do seu bebê!
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…