Hoje temos a participação da educadora de sono infantil Regiane Ramos falando sobre a importância do sono do bebê! Você pode acompanhar suas dicas pelo instagram @educadoradosono.
Com a chegada de um bebê na família chega também inúmeros desafios. Dentre eles o sono e a rotina da família que muda totalmente.
Um bebê demanda muitos cuidados, além de muito carinho e amor, e para suprir essa necessidade nós nos abdicamos de outras atividades que faziam parte do nosso dia a dia.
Quando nasce um bebê, é preciso reorganizar tudo em casa, inclusive o sono dos pais que são ditados pelo novo membro da família.
O sono do bebê é dividido por ciclos, e muda de acordo com a idade e maturidade neurológica.
É durante o sono que a energia é restaurada, a memória é revitalizada, há reparo nas células e tecidos do sistema imunológico e hormônios importantes para o desenvolvimento e crescimento são liberados.
Além de dormir bem para ter um desenvolvimento adequado, quando o bebê dorme é quando a mãe, que também é mulher, esposa, filha e profissional exerce um outro papel.
O conselho universal que uma mulher recém parida ouve é “Durma quando o bebê dormir! ”, mas eu me pergunto e acredito que outras inúmeras mães se perguntaram também, “e quando eu vou tomar um bom banho, tomar uma xícara de chá na companhia de uma amiga e ter um momento tranquilo com meu marido? ”.
É nessa hora que o sono do bebê passa a ser importante para o conjunto familiar.
A segurança de que o bebê está dormindo seja na soneca ou sono noturno, e vai permanecer dormindo por um tempo já conhecido da mãe ou do pai, é o que dá a eles a chance de fazerem outras atividades, como um jantar mais elaborado do que uma lasanha de micro-ondas, tomar um banho quente e relaxante sem ter que sair correndo para atender um bebê que dormiu apenas 20 minutos.
A rotina é uma sucessão de eventos criados pela família de forma logística para atender a todos os membros, além do bebê e suas necessidades. Com uma rotina bem elaborada dentro da dinâmica familiar, que é singular, os pais podem se programar e realizar atividades além dos cuidados com o bebê.
A previsibilidade de uma rotina estruturada é importante para o conjunto familiar. O bebê é, e deve ser o centro das atenções, devido a sua alta demanda de cuidados e segurança, principalmente enquanto está acordado. Logo, quando ele dorme bem a família se programa
para exercer outros papéis do convívio.
Ter sono de qualidade é uma questão de saúde física e mental. A família precisa dormir bem para exercer seus papéis ao longo do dia com leveza e amor.
A educação do sono é um processo gradual e muito empático. Entendemos a necessidade do bebê e criança e ajudamos a você, mamãe, supri-las.
Regiane Ramos
Educadora Integrativa do Sono infantil
Aproveite e confira: