Você sabe como ocorrem as transições do sono diurno na vida dos pequenos? Quando as famosas sonecas dos bebês começam a diminuir? Leia esse post e saiba o que esperar das sonecas:
Maternidade: uma palavra que carrega centenas de dúvidas, sentimentos e reflexões. A gente sabe que o mundo das mamães e dos bebês é amplo, cada dia uma descoberta, uma novidade e uma indagação. Uma delas é com relação às sonecas dos pequenos. E isso vai desde o tempo necessário, período de transições e necessidade disso tudo.
Desde que elas chegam ao mundo as crianças mudam os hábitos de sono, principalmente as sonecas diurnas. Hoje vamos falar sobre essas transições.
Geralmente o bebê não tem um padrão definido para as sonecas. Esta é uma fase muito marcada pela livre demanda de sono, ou seja, o bebê dorme bastante (muitas vezes fica acordado apenas para o tempo da higiene e alimentação), sem horário definido, sempre que sentir necessidade.
Se o bebê não dormir, ele fica irritado, chorão, pode ter aumento das cólicas e entra em um ciclo onde passa horas acordado, inclusive prejudicando o sono noturno, onde o bebê precisará receber muito apoio para se acalmar e finalmente dormir. O ideal neste período é não deixar seu filho mais do que 40 minutos acordado.
De 3 a 4 meses – um período muito bom para já tentar manter uma rotina com 4 sonecas por dia, entre intervalos de mamada de 2h30 à 3h00. Nesta fase seu filho já entendeu a diferença entre dia e noite e já é possível fazer uma agenda para perceber se existe algum padrão nas horas que ele faz o sono diurno.
Aproveite e confira:
Aos 4 meses – Nesta fase, seu filho já consegue se manter mais tempo acordado, e já é possível perceber um certo padrão nos horários (uma de manhã, outra no meio do dia e uma última soneca à tarde).
Dos 6 aos 8 meses – Quando inicia a alimentação sólida, o bebê passa a ficar mais tempo acordado e muitos começam a negar a última soneca. O bebê faz a soneca da manhã geralmente perto das 10h00 e a segunda soneca perto de 14h00 e a transição começa quando a criança tem dificuldade em fazer a terceira soneca. Seu filho pode dormir um ou dois dias, não dormir em outros e certamente enquanto este padrão de sono se ajusta, nos dias em que a última soneca não acontece, o ideal é colocar a criança para dormir um pouco mais cedo (para que a janela de sono não fique tão grande).
Dos 14 aos 18 meses – Esta transição causa uma mudança na rotina da criança, porque o ideal é que a soneca aconteça no meio do dia, logo depois do almoço, para que o cansaço não tome conta do seu filho no fim da tarde. Quando a transição acontece, o ideal é que a criança almoce perto de 11h30 / 12h00 para conseguir fazer seu sono 12h30 / 13h00. Nesta transição, é necessário fazer um ajuste do horário do sono noturno. Como a criança só dorme uma vez por dia, ela precisa ir para a cama um pouco mais cedo.
Esperamos que você tenha gostado de saber das transições de sonecas!
Texto por: Maternity Coach
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…