O que fazer quando o teste de gravidez dá positivo? O que pensar? O que fazer? Quando fazer? Por onde começar?
O teste de gravidez deu POSITIVO, e agora o que fazer? Dá aquele friozinho na barriga, milhões de “E agora o que vou fazer?!” surgem na cabeça, e de fato nossa vida está para mudar de ponta cabeça, mas é só uma questão de passar a enxergar a vida de forma diferente não que seja algo ruim, só será diferente daqui para frente, algumas coisas irão mudar bastante, outras nem tanto, mas o fato é que ter filhos é uma aventura maravilhosa de se viver, vale a pena viver cada minutinho ao lado deles, preciosidades entregue em nossas mãos, então, primeiro respire fundo e agora vamos organizar os pensamentos.
Se você fez um teste de farmácia, você pode estar se perguntando se ele é realmente confiável, tem mulheres inclusive que refizeram o teste inúmeras vezes para ter certeza que era positivo mesmo. Mas o fato é que não existe FALSO positivo (raras exceções)* ou seja, se deu positivo, deu positivo mesmo!
Já quando dá negativo, é que pode ser que não seja negativo mesmo, pois dependendo se o teste de farmácia é feito muito no início da gestação, pode ser que não tenha ainda a quantidade de hormônio BetahCG suficiente no sangue para ser detectado no teste, ou seja, você irá precisar repetir o teste novamente uns 5 dias depois para confirmar o resultado negativo do teste.
Não há necessidade, pois como explicado é muito raro um FALSO positivo, mas se a ansiedade estiver falando muito alto, repita o teste uns 5 dias depois para confirmar o positivo. Ou você pode optar em fazer um exame de sangue em laboratório, que mede os níveis de BetahCG no sangue.
Aproveite e confira:
Bom o segundo passo, depois de respirar fundo é: você precisa de um médico ginecologista obstetra (que é diferente de um médico ginecologista, pois o ginecologista cuida da saúde da mulher, enquanto o ginecologista obstetra é o médico que cuidará tanto da saúde da mulher, como do bebê durante a gestação), então caso você já tenha um médico com quem faz acompanhamento médico regular, confirme se ele é também obstetra ou se teria algum médico obstetra para lhe indicar, pois você precisará de um!
O ginecologista obstetra será quem fará seu pré-natal que é o acompanhamento médico que toda gestante deve ter para acompanhar, prevenir, orientar e realizar qualquer tratamento necessário durante a gestação.
Na sua primeira consulta ao médico ginecologista obstetra, ele irá lhe fornecer uma carterinha de gestante que você deverá levar consigo durante toda a gestação, como se fosse sua identidade, pois ali constará todas as informações relevantes sobre você e o bebê ao longo da gestação. Ele também lhe pedirá exames de sangue, ecografias, e outros, geralmente são vários exames, por isso não se assuste, são apenas exames de rotina, para verificar se está tudo bem com você e com seu bebê.
Sobre contar a novidade para os familiares e amigos é algo muito pessoal, tem mulheres que esperam para anunciar a gravidez só depois da primeira ecografia (pois é geralmente nessa ecografia que se ouve o coraçãozinho do bebê), já outras mulheres já querem contar para todo mundo assim que fazem o teste de farmácia, o importante é que você esteja bem consigo mesma para anunciar na hora que você se sentir mais confortável.
Geralmente quando anunciamos a gestação recebemos uma enxurrada de perguntas convenientes e infelizmente algumas inconvenientes (sempre tem alguém sem noção), você irá receber muitas felicitações e ao mesmo tempo perguntas do tipo: ” mas vocês queriam??”, ” vocês estavam tentando?”, algumas perguntas podem ser apenas por curiosidade mesmo, mas como gestantes geralmente estão ULTRA SENSÍVEIS, você pode se magoar fácil com algumas delas, aliás você pode começar até a chorar vendo um comercial de TV, e isso é super normal, ok?! Calma que depois de 9 meses as coisas começam a voltar ao normal, veja bem eu disse “COMEÇAM”… mas vamos voltar ao assunto anúncio da gestação.
Pessoalmente para familiares, amigos, marido, etc:
Nas redes sociais:
Somos a geração REDES SOCIAIS, então a maioria das mulheres também anuncia nas redes sociais a gestação, pois as vezes não tem como falar pessoalmente para todas as pessoas que conhecemos, daí postar na internet ajuda a divulgação da notícia, se essa é claro nossa intenção, que todos que se relacionam conosco saibam da notícia, incluindo colegas de trabalho, vizinhos, parentes mais distantes, etc.
Então, algumas ideias para as fotos nas redes sociais, de anúncio de gestação:
Gostou das dicas sobre o que fazer quando deu teste de gravidez positivo?
Incentivar a leitura em crianças e adolescentes é um presente que os acompanha por toda…
O Dia de Ação de Graças, ou Thanksgiving, é uma celebração de origem norte-americana que…
Procurando histórias que inspirem fé e coragem nas jovens leitoras? Os livros "Corajosas" são a…
A leitura é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento de uma criança. Quando se…
A linguagem é uma das habilidades mais complexas e fascinantes que os seres humanos desenvolvem.…
Um planner semanal é uma ferramenta poderosa para quem busca mais organização e controle sobre…