Chegou a hora da verdade. Você não aguenta mais de ansiedade e quer saber qual o melhor teste de gravidez e mais confiável?
São muitas as opções oferecidas por aí de teste para saber se está grávida. Tem até questionário pela internet sobre os sintomas!
Mas, para quem não aguenta a dúvida e quer ter a confirmação logo, aqui vão algumas dicas para teste de gravidez.
Teste de gravidez: escolha e dicas
- Teste de gravidez caseiro
O teste de gravidez caseiro é normalmente utilizado por mulheres que não desejam ou não podem investir em um teste mais caro. Ele mede a quantidade de hCG (hormônio gonadotrofina coriônica humana), encontrado na urina da mulher. No entanto, esse método caseiro não é muito confiável, não devendo ser o seu único recurso.
Há alguns testes caseiros, como o de urina, onde ela deve ser colocada em um recipiente de alumínio. Caso a urina ferva como leite e forme uma espécie de “nata”, é um sinal de que há, segundo alguns acreditam, grandes chances de você estar grávida.
Outra alternativa seria colocar a urina em um recipiente de vidro desta vez, sem aquecer, e adicionar uma pequena quantidade de cloro puro. Se a coloração da urina mudar, pode haver gravidez.
- Teste de farmácia
Com a função de detectar a presença ou ausência do hormônio hCG na urina, o teste de farmácia é mais confiável do que o teste caseiro. Ele deve detectar o hormônio assim que a gestação tiver começado.
O princípio é o mesmo, porém a forma de utilizar o teste pode variar de marca para marca. Por essa razão, não corra o risco de prejudicar a detecção de gravidez, siga corretamente as instruções na embalagem do teste de farmácia.
Segundo fabricantes, o teste de gravidez de farmácia pode atingir uma eficácia de 95% a 99%. Mas é fundamental que a mulher faça todos os procedimentos com perfeição para que os resultados não sejam prejudicados.
Embora o teste de gravidez possa acusar que você está grávida logo no início da gestação, vale informar que a maioria dos testes pede para que a mulher espere até estar com 2 a 5 dias de atraso na menstruação, para que haja concentração de hormônio suficiente para ser detectada.
Como o teste é feito com a urina, a primeira urina da manhã pode ser a ideal para encontrar os traços do hormônio.
Mesmo assim, há outras marcas que garantem maior exatidão mesmo sem haver o atraso menstrual. É importante pesquisar as marcas e o que diz o fabricante.
Seu ciclo menstrual não é regular, e você quer saber como pode fazer o teste e ter um resultado mais seguro? Calcule os dias de atraso a partir da duração do período mais longo. Caso não tenha esse controle, você deve consultar o médico. Mas, honestamente, é preferível que você que não tem todo esse controle sobre sua menstruação faça o exame de sangue.
- Exame de sangue
O teste de gravidez a partir de exame de sangue é considerado o método mais seguro. No caso do teste sanguíneo, a presença do beta hCG (fração ou subunidade do hormônio) é identificada a partir de uma média de 12 dias após a ovulação. É mais preciso, porque independe de quaisquer outros fatores, como a concentração de urina, por exemplo, e mais rápido.
Valores de beta hCG abaixo de 5mlU/ml descartam a chance de gravidez. Já entre 5mlU/ml e 25mlU/ml são incertos, e você deve repetir o teste. Acima de 25mlU/ml, a sua gravidez já está em curso.
O que achou das informações? Quer conhecer os primeiros sintomas da gravidez? Confira!