Uma dúvida frequente entre os pais e mães de primeira viagem é quanto a compra de determinados acessórios para o enxoval do bebê. E a mamadeira é um item essencial dessa lista que pode gerar dúvidas quanto a escolha do modelo ideal para o pequeno.
Mesmo que a amamentação seja prioridade nos primeiros meses do recém-nascido, muitas vezes pode ser necessário incluir fórmulas com o auxílio da mamadeira, por diversos motivos, por exemplo, dificuldade da mãe de produzir leite.
E escolher o modelo de mamadeira correto é a melhor maneira para fornecer bem-estar e conforto ao bebê. Por esse motivo, é essencial conhecer os tipos de mamadeira e suas indicações, para então fornecer os melhores meios para alimentação adequada e confortável da criança.
Para te ajudar nesta missão, vamos explicar os tipos de mamadeira e bicos. Confira a seguir!
Entenda os tipos de mamadeira
A mamadeira tem a função de servir o leite ou outros líquidos ao bebê, tentando ter o formato parecido com os mamilos da mãe para proporcionar mais conforto e melhor adaptação ao bebê. É um instrumento muito utilizado na primeira infância, já que os bebês ainda precisam do auxílio de um adulto para se alimentar.
Além dos tipos de mamadeira, é preciso escolher também o tamanho e capacidade, podendo ser:
- Chuquinha: com capacidade média de 30ml.
- Mamadeira média: com capacidade média de 150ml.
- Mamadeira grande: com capacidade média de 240ml a 300ml.
Também é preciso avaliar o material da mamadeira, sendo os mais utilizados o de vidro, plástico e silicone. Dentre essas opções se destaca pela segurança a de vidro, já que é de material atóxico, além de ser fácil de higienizar, não absorve odores ou sabores, por exemplo.
Por isso, é muito importante escolher pela mamadeira própria para recém-nascido que seja de boa qualidade, segura e com formato ergonômico, para assim, oferecer uma boa experiência para seu bebê durante as mamadas, promovendo saúde e bem-estar.
E para tentar oferecer a melhor adaptação nesse processo tão importante, existem alguns tipos de mamadeira diferentes. Selecionamos os principais para você conhecer melhor, veja:
Mamadeira antirrefluxo e anticólica
É comum ouvirmos pais e mães apavorados com o seu bebê que sofre com refluxos e/ou cólicas. Pensando nisso, algumas marcas lançaram esse modelo de mamadeira para evitar a causa desses problemas: a sucção do ar durante a mamada.
Desse modo, a mamadeira antirrefluxo e anticólica ajuda muito a evitar esses episódios, promovendo mais bem-estar ao bebê durante o momento de mamar. Outra dica para quem for ajudar o bebê, é inclinar para a posição de 45 graus para mamar.
Apesar de evitar refluxos e cólicas doloridas, não possuem o poder de eliminar o problema por completo, sendo necessário continuar com os cuidados recomendados pelo pediatra.
Mamadeira semelhante ao bico do seio
Outro tipo de mamadeira muito comum são aquelas mais largas e com um bico grande, com formato mais arrendondado e macio, que se assemelha ao seio da mulher. É indicado, principalmente, quando está no momento de desmamar a criança.
Também é preciso se atentar quanto a limpeza e esterilização, já que possui um bico em formato propício para acumular resíduos.
Mamadeira com alças laterais
É o modelo ideal para quando a criança já possui a capacidade de segurar a própria mamadeira durante a mamada. Isso é facilitado devido ao seu formato com alças ergonômicas laterais.
Por esse motivo, é muito utilizado quando a criança está em transição da amamentação para a alimentação complementar, por serem objetos fáceis de manusear para a idade.
Mamadeira com porta-fórmula
Como já mencionamos, é comum ter dificuldades em manter a alimentação exclusiva de leite materno até os 6 meses. E por diversos motivos, o pediatra pode acabar recomendando o uso de fórmulas infantis para substituí-lo.
Pensando nisso, a mamadeira com porta-fórmula foi desenvolvida para facilitar carregar a fórmula em momentos de passeios. Nela há um compartimento desenroscável na parte de baixo, ideal para armazenar uma certa quantidade da fórmula em pó.
E quais são os tipos de bicos e como escolher?
A escolha do tipo de bico de mamadeira também precisa de atenção, já que deve oferecer a melhor ergonomia ao bebê durante o seu uso, precisando analisar cada aspecto do acessório.
É necessário verificar o material do bico, entre os materiais mais comuns, estão o látex natural e o silicone, o qual o silicone obtém mais vantagens quanto a maior resistência, formato mais ergonômico e facilidade de higienizar.
Confira também o fluxo do bico, que vai depender da idade e necessidades da criança. Mas no geral, quanto maior o fluxo, maior a idade que o bebê deve ter para ter capacidade de manuseá-lo com segurança.
Dentre os tipos de bicos de mamadeira mais comum estão:
- Bico universal: o clássico bico redondo.
- Bico achatado: é mais ortodôntico com o formato da boca da criança, pensado para não deformar a arcada dentária do bebê.
- Bico ortodôntico simétrico: é mais evoluído que o anterior, e independente de estar virado para cima ou para baixo, o bico continua com a função ortodôntica inalterada, pois são simétricos ambos lados.
Agora, você já está pronto para analisar qual tipo de mamadeira é a ideal para o seu bebê, de maneira muito mais simples. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!