A criança percebe as cores à sua volta a partir dos 4 meses de idade (idade em que ela começa a enxergar melhor o mundo colorido que a cerca, pois antes disso ela enxerga tudo em preto e branco, por isso não precisa investir em móbiles ultra coloridos antes dessa idade, pois para ela não irá fazer a menor diferença), perceber ela percebe mas o que ainda demorará um tempo é para ela associar as cores aos objetos, pois a nomenclatura das cores é na verdade uma parte subjetiva do aprendizado.
A cor é um conceito abstrato e demora muito tempo para ela conseguir criar esse conceito, ela precisa de muitas experiências e vivências que o seu cérebro vai formando e armazenando até que ela começa a conseguir fazer essa conexão por volta dos dois anos de idade. Por isso você pode começar a fazer referência as cores antes mesmo dos dois anos, embora ela só irá começar a fazer essa associação mais tarde.
O ideal é que quanto mais experiências e mais vivências você proporcionar a ela, mais capacidade de fazer essa associação ela terá a seu tempo, pois as cores são um conceito muito difícil para a criança compreender, uma vez que envolve uma nova forma de ver o mundo para ela, o abstrato.
Lembrando que nessa idade, tudo se resume em conversa e brincadeira, as crianças pequenas aprendem brincando, então quanto mais brincadeiras, mais leve é o aprendizado.
Algumas ideias de como ensinar as cores para crianças do blog Tempo Junto:
- Use a palavra cor juntamente com um objeto. Por exemplo, se estiver a dizer maçã, diga: esta é uma maçã e tem a cor verde.
- Não teste a criança antes de lhe ensinar. Antes de lhe ensinar o conceito das cores com paciência, não questione a criança sobre o assunto, isto atrasará a aprendizagem.
- Quando ensinar as cores lembre-se que a linguagem verbal nem sempre é a ideal, pois a criança irá começar por ser capaz de apontar uma cor antes de a verbalizar.
- No início do processo, peça à criança para juntar os objetos de uma determinada cor; se a criança não conseguir, mostre-lhe alguns desses objetos para que ela compreenda a idéia.
- Mantenha-se pelas cores básicas: vermelho, azul, branco, preto, amarelo; mais tarde vá juntando outras cores.
- A cada semana junte uma cor nova, mas trabalhe uma cor por semana, por exemplo: faça a semana da cor verde, a semana da cor vermelha… Quanto mais repetir a cor, mais facilmente a criança será capaz de assimilar o conceito.
- Quanto mais formatos de cor (texturas, formatos…) mostrar à criança, mais o cérebro dela se desenvolverá e mais fácil será recordar-se posteriormente.
Para os bebês, você pode introduzir a noção de cores utilizando painéis sensoriais e garrafas sensoriais, recursos que irão despertar o interesse da criança, e proporcionar que ela explore o conceito de cor de uma forma divertida.
Painéis sensoriais:
Você pode utilizar um pedaço de papelão e colar nele itens da mesma cor que possam ser tocados, cheirados, quanto mais proporcionar a exploração melhor, por exemplo: pedrinhas, plumas, botões, pompons, etc.
Garrafas sensoriais:
Colocar dentro de garrafinhas plásticas pequenas que sejam de fácil manuseio para a criança, água + corante + pequenos itens da mesma cor do corante. Lembre de vedar bem a garrafa para evitar vazamentos.
Objetos iguais de cores diferentes:
Palitos coloridos e copos coloridos:
A criança precisa associar a cor dos palitos com as cores dos copos, colocando os palitos dentro dos copos de respectiva cor.
Tubos de papel + pompons:
Utilizando tubos de papel (pode ser de rolo de papel higiênico, de rolo de papel toalha, etc.) pinte eles e depois peça a criança para colocar os pompons dentro dos tubos das cores respectivas.
Palitos coloridos + lata:
Utilize uma lata de alumínio com tampa, na tampa faça furos para poder introduzir os palitos, na volta de cada furo, cole fita adesiva colorida nas respectivas cores dos palitos, e peça a criança para colocar os palitos de acordo com as cores em cada furo.
Pregadores coloridos + papel colorido:
Em um papelão, pinte as cores separadamente e depois peça a criança para colocar os prendedores coloridos em suas cores respectivas no papelão.
Adesivos + papel:
Utilizando folhas de papel colorido, peça a criança para colar os adesivos de bolinhas nas respectivas folhas de cada cor.
Objetos diferentes com cores diferentes
Caixa + objetos diferentes:
Utilize uma caixa de sapato, faça furos grandes com espaço suficiente para passar os objetos, e pinte a borda dos furos com as cores dos objetos selecionados, depois peça a criança que coloque os objetos dentro dos furos coloridos de acordo com sua cor.
Bambolês coloridos + objetos:
Posicione os bambolês de cores distintas no chão e selecione os objetos das cores dos bambolês, depois peça a criança que coloque os objetos dentro dos bambolês das cores respectivas.
Papel + objetos:
Selecione alguns objetos e disponha folhas coloridas em uma mesa, peça a criança que associe os objetos com as cores das folhas respectivamente.
Gostou dessas ideias de como ensinar as cores para as crianças?
Confira mais ideias de atividades infantis nos posts a baixo: